Ipaum (Ilha) Guaçu (Grande). Era assim que os índios Tamoios e Tupinambás, primitivos habitantes, chamavam esses 193 Km quadrados de beleza com 106 praias, cachoeiras e montanhas.

O antigo presídio da praia de Dois Rios possibilitou uma exploração lenta e controlada do turismo na Ilha por várias décadas, mantendo-a muito preservada. Era comum na época ouvir notícia de presos que fugiam do presídio e procuravam embarcações fundeadas na Ilha, usando-as como transporte para a liberdade no continente.

Com a extinção do presídio o volume de turistas aumentou, e inúmeros empresários passaram a oferecer serviços e conforto aos exploradores, existindo hoje uma grande infra-estrutura para atendimento aos turistas. É claro que a preocupação deve ser de todos para que a ocupação turística desse paraíso seja feita com o máximo de cuidado e respeito com a natureza.

A Vila do Abraão é o principal núcleo urbano com várias opções de hospedagem, bares e lojas de artesanato.  Caminhando pelas trilhas abertas na mata, chega-se a praias, cachoeiras, enseadas cor de esmeralda, monumentos históricos como o aqueduto e as ruínas do antigo leprosário da Praia Preta. A praia mais conhecida é a de Lopes Mendes, a primeira virada para o mar aberto, no parte sul da Ilha. Além de bela, Lopes Mendes oferece condições para a prática de esportes como o surf e o wind surf e tem acesso fácil pela praia dos Mangues, na parte interna da ilha. Seguindo uma trilha com paisagens espetaculares, é possível ir a pé seguindo da Vila do Abraão. 

Ainda no lado sul, fica a Reserva Biológica da Praia do Sul criada nos anos 70 quando a Ilha foi transformada em Parque Estadual.

O principal produto turístico da Ilha, além da Vila do Abraão, são as trilhas.  É possível dar a volta na Ilha e conhecer todas as suas praias caminhando.  Mas siga sempre as normas de segurança e caso não tenha experiência, opte pela companhia de um guia local. 

Veja nos links à esquerda mais detalhes deste paraíso!

          

   PRAIAS

  TRILHAS
    
   OUTROS ATRATIVOS

   COMO CHEGAR 

   ONDE FICAR

_FOTOS AÉREAS

  

 

   

  
Volta para "Explorando o Paraíso"

Todos os direitos reservados à Equipe do site www.angra-dos-reis.com
Contatos: Webmaster@angra-dos-reis.com